Blog rbrito


Bora Bahêa!

Campeão Brasileiro em 1988, o Bahia anda sem rumo nas últimas temporadas. Dono de uma das mais apaixonadas torcidas do Brasil, o Tricolor chegou ao fundo do poço, na Série C do Campeonato Brasileiro. E agora, na Série B, tenta retornar à elite. Por tudo isso, o blog rbrito resolveu homenagear o “Bahêa”, como dizem seus torcedores, neste sábado.

Mais no blog rbrito:
Nelson Rodrigues defendia seu clube com unhas, dentes e palavras!

Além do vice-campeão Baiano em 2010 há outro Bahia na elite dos Estaduais. É o Bahia de Feira de Santana que esteve na fase final do Estadual. Assim como o nome, ambos carregam em suas cores o azul, vermelho e branco.

Mas as semelhanças param por ai. O tradicional Bahia tem como mascote o Super-Homem, que carrega as mesmas cores do clube. Enquanto isso, o clube de Feira é representado pelo Tremendão, que lembra um raio com a bola nos “pés”. O nome do mascote foi escolhido no ano passado pelos torcedores do clube, assim como a remodelagem do escudo.

Sabia destas curiosidades do Bahia? Participe do blog rbrito! Mande sugestões, opiniões e críticas! Faça parte da Seleção de craques do www.twitter.com/rbrito1984 

Confira as curiosidades dos “Bahêa”:

BAHIA

Nome: Esporte Clube Bahia
Fundação: 01/01/1931
Mascote: Super-Homem
Cores: Azul, vermelho e branco

Como começou...
Por volta de 1930, atletas de dois clubes (Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis) resolveram fundar o Esporte Clube Bahia. Como Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis desistiram da prática do futebol, os jogadores desses dois Clubes queriam continuar disputando torneios estaduais.

Eles se reuniram num casarão na Avenida Princesa Isabel, onde discutiram estatutos, local para treinamento e problemas financeiros. Depois de um baile comemorativo, a entrada do ano novo, em 1931, os rapazes voltaram a se reunir em plena madrugada para fundar o Esporte Clube Bahia. A princípio, Sr. Antunes Dantas (Clube Bahiano de Tênis) palpitou em colocar o nome de Atlético Baianinho, mas decidiam que teria o nome estadual.

BAHIA DE FEIRA

Nome: Associação Desportiva Bahia de Feira
Fundação: 02/07/1937
Mascote: Tremendão
Cores: Azul, vermelho e branco

Como começou...
O Bahia de Feira foi fundado em 2 de julho de 1937. Originalmente, o clube se chamava apenas Associação Desportiva Bahia. O termo “de Feira” foi acrescentado ao nome em 1967. Depois de passar muitos anos adormecido o time retoma suas atividades em 2009 e se destaca no Campeonato Baiano.



 Escrito por rbrito às 15h05 [] [envie esta mensagem] []






Show de bola!

Apita o árbitro... Rola a bola... Eeeeestá valeeendo... O Campeonato Brasileiro se inicia neste sábado, com três jogos, mas ainda ofuscado pela Copa do Brasil e, principalmente, Libertadores. Mesmo assim, o blog rbrito preparou um Especial para a grande competição do país e coloca a bola para rolar.

Mais no blog rbrito:
Sabe tudo do Brasileirão? Participe AGORA do PALPITÃO rbrito!

No post, desta sexta-feira, o torcedor-internauta poderá conhecer um pouco mais dos clubes e do Brasileirão, além de muitas curiosidades. Vamos aproveitar nossos craques e os grandes jogos, afinal, em junho a festa será na África do Sul, na Copa do Mundo.

E o planejamento?
Dos 20 clubes que irão disputar o Brasileirão 2010, apenas quatro mantiveram seus treinadores do ano passado. Isso representa míseros 20% ou a falta completa de planejamento de nossos dirigentes, aqueles que nunca erram e preferem paixão a razão nos momentos acalorados.

E os quatro guerreiros são Paulo César Gusmão, que chegou a sair do Ceará após o acesso na Série B, mas já está de volta; Mano Menezes que está em seu terceiro ano no Corinthians; Adilson Batista no Cruzeiro, também há três em Minas, e Ricardo Gomes no São Paulo. No restante dos clubes nada de planejamento. Até técnicos badalados se deram mal.

Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, deixou o Santos e foi campeão Estadual no Atlético-MG. Já Muricy Ramalho foi demitido do Palmeiras e agora veste a camisa do Fluminense. Enquanto isso, Dorival Junior trocou o Vasco, após o acesso e título da Série B, pelo Santos, novo campeão Paulista. E ainda podemos falar de Geninho, rebaixado com o Náutico, mas que agora acertou com o Atlético-GO. Enfim, até a bola rolar muita coisa ainda vai mudar.

Lembra?
Após 24 anos, enfim, o Atlético-GO está de volta à elite do Campeonato Brasileiro. E foi na longínqua e conturbada temporada de 1986 que o Estado de Goiás teve dois representantes na Série A do Nacional pela última vez. Na oportunidade, o Dragão caiu na primeira fase e o Goiás foi eliminado na segunda.

Em 1986, o Campeonato Brasileiro contou com 43 clubes e foi uma bagunça. Clubes rebaixados foram salvos pelo tapetão. Tanto é verdade que na temporada seguinte foi criada a Copa União, pelo Clube dos 13. E esta Copa União também foi uma baderna. Só agora a CBF definiu que o Sport foi campeão em 87 e o São Paulo ganhou a famosa taça das bolinhas.

De novo!
Na temporada 2010, o Estado de Pernambuco não terá representantes na elite do Brasileirão. Sport e Náutico foram rebaixados em 2009, enquanto o Santa Cruz luta na Série D. A última vez que não tivemos pernambucanos na Série A foi em 2005. Na oportunidade o trio disputava a Série B. Aliás, o Santa Cruz conseguiu o acesso naquele ano, assim como o Grêmio. O Timbu ficou no meio do caminho, após o jogo épico intitulado de Batalha dos Aflitos.

Voltou!
Após quatro anos, enfim, o Estado do Ceará volta a ter um clube na elite. A última vez em que os cearenses puderam torcer por um time do Estado foi na temporada 2006, quando o Fortaleza não fez boa campanha e acabou rebaixado. Em 2010, o Ceará irá representar o Estado, fato que não acontece desde 1993.

Campeões!
Dos 17 campeões Brasileiros, desde 1971, apenas Bahia, Coritiba e Sport não estão na elite. Todos vão disputar a Série B, sendo que os dois últimos foram rebaixados na temporada passada. Em relação aos campeões na Era dos pontos corridos, apenas três Estados se deram bem na competição mais importante do Brasil.

O maior vencedor é o Estado de São Paulo com as três conquistas do Tricolor (2006, 2007 e 2008) e os títulos de Corinthians (2005) e Santos (2004). Na sequência temos o Cruzeiro (2003) e o atual campeão Flamengo.

O Rio Grande do Sul, um dos Estados mais importantes do Brasil, nunca foi campeão na Era dos pontos corridos. Aliás, desde o título do Grêmio em 1996, o pessoal do sul não grita “é campeão”. O Tricolor gaúcho ainda ostenta o título de 1981. Enquanto isso, o rival Internacional é Tricampeão Brasileiro (1975/1976 e 1979).

Dobradinha!
O Flamengo busca a dobradinha na temporada 2010 e para isso, se espelha no seu Bicampeonato em 1982/1983. Além do Flamengo, outros quatro clubes conquistaram dois títulos consecutivos. O Corinthians vibrou em 1998/1999, enquanto seu rival, o Palmeiras fez a festa em 1993/1994. Já o Inter, como vimos, fez a dobradinha em 75/76.

Por fim, o São Paulo foi além e conquistou três títulos seguidos. O Tricolor é o único a alcançar esta façanha no Brasileirão. Com um Super Time, o São Paulo foi campeão em 2006, 2007 e 2008.

Regulamento:
Os 20 clubes jogam entre si em turno e returno. Aquele que somar mais pontos será declarado campeão. O primeiro, segundo e terceiro colocados se classificam a Libertadores. O quarto colocado irá disputar a Pré-Libertadores. Enquanto isso, os últimos quatro colocados serão rebaixados à Série B.

Gostou do ESPECIAL do Brasileirão? Então participe do blog rbrito ou via www.twitter.com/rbrito1984

Confira os jogos da primeira rodada do Brasileirão:

Sábado (08/05)
18h30

Botafogo x Santos (Engenhão)
Atlético-GO x Grêmio (Serra Dourada)
Palmeiras x Vitória (Palestra Itália)

Domingo (09/05)
16h

Flamengo x Santos (Maracanã)
Atlético-MG x Vasco (Mineirão)
Internacional x Cruzeiro (Beira Rio)
Corinthians x Atlético-PR (Pacaembu)

18h30
Ceará x Fluminense (Castelão)
Guarani x Goiás (Brinco de Ouro da Princesa)
Avai x Prudente (Ressacada)



 Escrito por rbrito às 18h03 [] [envie esta mensagem] []






Tão iguais...

Guarani e Ponte Preta! Ponte Preta e Guarani! Rivais desde sempre, mas que a cada dia se aproximam mais. Não falo de ações conjuntas, marketing e, sim, pelas atitudes de seus dirigentes. No troca-troca de jogadores e, principalmente, na contratação de técnicos medíocres.

Mais no blog rbrito:
Sabe tudo de futebol? Então dê seus chutes no PALPITÃO rbrito!

O Guarani foi do céu ao inferno em apenas três meses. O Bugre entrou para brigar contra o rebaixamento na Série B 2009, mas superou tudo e todos e conquistou o acesso. Mas em 2010, o que era, teoricamente, um acesso fácil na Série A2 Paulista, se transformou em dor de cabeça.

O Bugre não só morreu na praia, como viu seu técnico (Vadão) ser demitido. Logo depois o clube alviverde levou de oito do Santos e foi eliminado na Copa do Brasil. Vágner Mancini chegou e o ar de preocupação aumentou.

O treinador novato entrou em decadência desde a surpreendente conquista do título da Copa do Brasil pelo Paulista em 2005. Mancini não se achou mais. Ele é limitado, assim como o elenco do Guarani.

O Brasileirão começa neste final de semana e o time alviverde sofreu muitas mudanças. Será difícil reconquistar o sofrido torcedor e serão ainda mais complicados os jogos do Brasileirão.

Preto e branco!
Do outro lado, no Moisés Lucarelli, o torcedor da Ponte Preta também não terá vida fácil na Série B. Amargar mais um ano sem acesso será terrível para eles, mas ao que tudo indica, será isso que vai acontecer.

A Ponte Preta também errou ao contratar um técnico inexperiente e sem conquistas. Jorginho foi uma noite de verão no Palmeiras. Mais três ou quatro jogos ele iria naufragar, foi o que aconteceu no Goiás.

Jorginho não inspira confiança, ainda mais com os jogadores que dispõem. O elenco da Macaca também é fraco e dará muita dor de cabeça aos torcedores. O final de ano não será bom.

Campinas, que já foi a capital do futebol, pode virar a capital da tristeza no final do ano. Tudo por conta da falta de planejamento de seus dirigentes, dos amadores dirigentes!

Ainda nesta sexta-feira, o blog rbrito irá apresentar um ESPECIAL do Brasileirão! Muitas curiosidades e informações! Aproveite e não deixe de participar do PALPITÃO, pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 13h18 [] [envie esta mensagem] []






É sempre assim!

O blog rbrito irá apresentar, nesta sexta-feira, um especial sobre o Brasileirão com muitas curiosidades. Mas antes, nesta quinta, o blog rbrito fala da falta de organização da maioria dos clubes que disputa a Série A 2010. E, mais uma vez, esta falta de planejamento se refere a constante troca de treinador.

Mais blog rbrito:
PALPITÃO rbrito já está no ar!!! Participe agora!

O levantamento feito pelo blog rbrito é alarmante. Apenas quatro clubes vão começar o Brasileirão 2010 com o mesmo técnico de 2009. Isso representa míseros 20% ou a falta completa de planejamento de nossos dirigentes, aqueles que nunca erram e preferem paixão a razão nos momentos acalorados.

Os quatro guerreiros são Paulo César Gusmão, que chegou a sair do Ceará após o acesso na Série B, mas já está de volta; Mano Menezes que está em seu terceiro ano no Corinthians; Adilson Batista no Cruzeiro, também há três anos na Toca da Raposa, e Ricardo Gomes no São Paulo. O restante dos clubes preferiu a mudança.

E neste troca-troca desenfreado, podemos observar a mesma rodinha de técnicos. Aqueles que pulam de galho em galho e não ficam desempregados. Este é o caso de Vanderlei Luxemburgo. Ele deixou o Santos e foi campeão Estadual no Atlético-MG. Já Muricy Ramalho foi demitido do Palmeiras e agora veste a camisa do Fluminense.

Enquanto isso, Dorival Junior trocou o Vasco, após o acesso e título da Série B, pelo Santos, novo campeão Paulista. Vágner Mancini, por sua vez, deixou o Vitória e aceitou o desafio do Guarani. E ainda podemos falar de Geninho, rebaixado com o Náutico, mas que agora acertou com o Atlético-GO. Enfim, até a bola rolar muita coisa ainda vai mudar.

Participe do blog rbrito com sugestões de posts, opiniões e críticas! Vamos fazer o blog rbrito em conjunta. Aproveite e entre na Seleção do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a troca de técnicos dos clubes do Brasileirão:

Atlético-GO: Geninho (Era Artur Neto)
Atlético-MG: Vanderlei Luxemburgo (Era Celso Roth)
Atlético-PR: Leandro Nihumes (Era Antônio Lopes)
Avaí: Pericles Chamusca (Era Paulo Antônio Pereira)
Botafogo: Joel Santana (Era Estevam Soares)
Ceará: PC Gusmão
Corinthians: Mano Menezes
Cruzeiro: Adilson Batista
Flamengo: Rogério Lourenço (Era Andrade)
Fluminense: Muricy Ramalho (Era Cuca)
Goiás: Emerson Leão (Era Hélio dos Anjos)
Grêmio: Silas (Era Marcelo Rospide)
Grêmio Prudente: Toninho Cecílio (Era Luís Carlos Goiano)
Guarani: Vagner Mancini (Era Vadão)
Internacional: Jorge Fossati (Era Mário Sérgio)
Palmeiras: Antônio Carlos (Era Muricy Ramalho)
Santos: Dorival Júnior (Era Vanderlei Luxemburgo)
São Paulo: Ricardo Gomes
Vasco: Gaúcho (Era Dorival Junior)
Vitória: Ricardo Silva (Era Vágner Mancini)



 Escrito por rbrito às 20h08 [] [envie esta mensagem] []






Vida de torcedor...

Olá torcedores-internautas, tudo bom? Além do blog rbrito, eu, Rodolfo Brito, colaboro com outros sites. E na noite da última quarta-feira foi designado a cobrir o jogo da Libertadores entre Corinthians e Flamengo. Mas meu trabalho seria acompanhar a reação dos torcedores.

Mais no blog rbrito:
Não esqueçam de participarem do PALPITÃO!!! Clique e mande seus chutes!!!

Cheguei ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, às 19h20, e a praça que cerca a “casa corintiana” já estava lotada. Antes da partida as torcidas organizadas do clube se uniram para apoiar o Timão de forma única e conjunta. Apitos, bexigas e panfletos com as músicas que seriam cantadas no estádio foram distribuídos a todos.

Instalei-me no Tobogã a pedido do órgão de imprensa em que estava a trabalho. Além de observar a reação da torcida em geral, deveria acompanhar a angústia, a felicidade, a tristeza, enfim, todos os sentimentos de um torcedor em especial, escolhido antes do jogo se iniciar.

Escolhi um garoto de 14 anos. João Paulo era magro, cabelo e olhos pretos, vestia uma camisa do Corinthians e segurava em suas mãos a bandeira do clube e nos lábios o apito. Às 20 horas, o menino já se esgoelava todo o repertório de músicas do Timão. Ele, assim como o restante da Fiel, só pararam de apoiar o clube ao perceberem que a torcida do Flamengo estava no estádio.

A partir deste momento, o pessoal do Tobogão se virou para o espaço reservado para os cariocas e ambas as torcidas começaram a se provocar. Tudo sob os olhares dos policias. Aliás, dentro e fora do estádio era um mar de capacetes brancos. As autoridades resolveram reforçar a segurança temendo uma reação violenta por parte dos corintianos.

“Que horas são”?, João Paulo me perguntou. “São 20h30 ainda. Falta mais de uma hora”, disse. O garoto deu de ombros e fez tremular sua bandeira. A cada minuto os espaços vazios se enchiam de corintianos. Todos confiantes. A primeira vez que o Pacaembu tremeu foi na entrada dos goleiros Felipe e Júlio César. Ambos tiveram os nomes gritados pela Fiel enquanto se aqueciam.

Logo depois a torcida vibrou como se fosse um gol. E um gol de título. Perguntei a ele qual era o motivo da alegria e o garoto me respondeu: “Os porcos estão fora”. Logo depois abraçou seu irmão. Naquele momento o rival do Timão, Palmeiras era eliminado pelo Atlético-GO, nos pênaltis pela Copa do Brasil.

“Agora só falta a gente se classificar para ficar perfeito”, disse ele três vezes até eu entender por causa do barulho de apitos e gritos.

Aos poucos os fogos estouram no céu. A fumaça invade o Tobogã. Os corintianos aplaudem e começam a gritar o nome de cada um dos 11 titulares. O Corinthians entrara no gramado do Pacaembu para o tudo ou nada.

O jogo começa e a Fiel não para, como diz uma de suas músicas: “Não para, não para, não para...”. João Paulo também não e agora evita conversar. Ele está concentrado no jogo. O Corinthians, como havia perdido o primeiro jogo, por 1 a 0, precisaria vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar às quartas-de-final.

O Timão pressiona desde o início. E não demora até sair o primeiro tento alvinegro. No meio da comemoração recebo três abraços. Um de João Paulo e dois de corintianos eufóricos que eu nem conhecia.

“Quem fez o gol”, ele me pergunta. “Acho que foi contra. Não deu para ver”, respondo. Estamos no gol contrário ao que saiu o tento. A Fiel não se cansa e o Pacaembu vem abaixo logo depois.

Ronaldo faz de cabeça. Corinthians 2 a 0. Nas sociais do Pacaembu, um torcedor mostra uma faixa com Fenômeno vestindo uma coroa e Adriano se curvando a ele e os dizeres: ‘Em terra de Rei, o Imperador se curva’.

‘Segura o gordo’. ‘Este gordo é fogo’. Dizem os corintianos. João Paulo emenda o grito de gol com a música ‘Aqui tem um bando de louco’. O Pacaembu balança. Fim do primeiro tempo e Corinthians está classificado.

Mais calmo no intervalo tento conversar com João Paulo. “Nossa ‘tô’ com a garganta seca. Você viu que bonito? ‘Tamos’ jogando muito. É isso que pedimos aos jogadores e ao Mano (Menezes). Raça, vontade e ofensividade”.

O segundo tempo começa e a Fiel nem consegue se ajeitar nas arquibancadas. Gol do Flamengo. O Pacaembu cessa por alguns segundos. Até alguém puxar ‘Timão, Timão...’. João Paulo não acredita e cobre os olhos.

“Eu não acredito. O que o Mano tem na cabeça”. Neste momento, o técnico do Timão tira Elias, um dos melhores em campo para colocar Jucilei. Antes ele já havia tirado Jorge Henrique para entrada de Iarley e mais tarde trocou Alessandro por Paulinho, recém-contratado junto ao Bragantino.

A angústia aumenta com o passar do tempo. Aos poucos o Pacaembu já não é mais uníssono. “Você ‘tá’ marcando o tempo? Quanto ‘tá’?, ele me pergunta. “34 minutos”, digo. “Putz. VAI CORINTHIANS”, grita o garoto.

Nos acréscimos o Corinthians tem uma falta entrada da área. Chicão vai para cobrança. “Vai ser agora. Vai ser agora”. O goleiro do Flamengo, Bruno, faz boa defesa. Logo depois o juiz apita e o Corinthians é desclassificado.

Não falo nada. Apenas olho para o lado. João Paulo é apenas uma criança, tem 14 anos, mas parece sentir um dor interminável. Ele não diz nada. Não precisa. Apenas olha incrédulo para o gramado com os jogadores corintianos ao chão e a festa rubro-negra. Alguns corintianos ainda cantam, outros aplaudem. João Paulo não tem força para nenhum destes atos.

E ali ele fica por alguns minutos. “Não acredito. Que b...! Esse Mano está acabando com nosso time. Ele não colocou Júlio César (goleiro) e Moacir (lateral) porque eram inexperientes. Mas na última substituição colocou este tal de Paulinho, que nunca tinha jogando pelo Timão e nem a Libertadores”, desabafa ele.

João Paulo ainda demora mais alguns minutos para sair do estádio. Agora só é possível escutar a torcida do Flamengo cantando. Alguns corintianos ainda cantam e outros xingam os flamenguistas. Mas a dor, se isso é possível, era visível no rosto de cada um daqueles sofredores, como gostam de dizer.

No ano do Centenário, na temporada que era para ser perfeita, o Corinthians das estrelas Ronaldo e Roberto Carlos está fora da briga pelo título que a Fiel tanto cobiça.

Despeço-me do garoto. Nem preciso dizer para ele não desistir e levantar a cabeça. “Escreve ai, vamos ser campeões do Brasileiro e ano que vem tem mais. E quero você aqui no nosso título da Libertadores em 2011”.

Caros, torcedores-internautas contei aqui apenas uma história de tantas outras que os estádios são testemunhas. Agora o blog rbrito quer escutar a sua história. Participe do blog rbrito ou via www.twitter.com/rbrito1984.

Conte sua alegria, sua tristeza. Conte como são seus jogos nas arquibancadas. O jogo perfeito! A sua maior tristeza! Enfim, exalte o amor ao seu clube!



 Escrito por rbrito às 14h08 [] [envie esta mensagem] []






Façam suas apostas...

A disputa do PALPITÃO rbrito vai ao ar mais cedo nesta semana para dar uma oportunidade maior a vocês, torcedores-internautas, de testarem seus chutes, seus palpitas, suas bolas de cristal. Com o início do Campeonato Brasileiro, vamos dar uma ênfase maior a estes dez primeiros jogos, além da partida surpresa.

Mais no blog rbrito:
Veja como foi a disputa do primeiro PALPITÃO! Torcedor-internauta levou a melhor sobre blog rbrito!

E de novo o blog rbrito escolheu um jogo do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O embate será entre o Votuporanguense, que voltou a ativa, e ainda não estreou, contra o Tupã, que venceu na primeira rodada. O blog rbrito também definiu uma pontuação diferente para este jogo surpresa.

Quem acertar o resultado perfeito dos jogos surpresas irá ganhar 40. Já quem acertar apenas o vencedor, leva 20. Nos outros jogos, a pontuação continua a mesma. Em um jogo que o Mandante vence o Visitante, por 1 a 0, ou vice-versa, quem colocar exatamente este resultado (1 a 0) ganhará 30 pontos. Quem errar o resultado, mas acertar o vencedor leva 10 pontos. Por fim, quem errar tudo não leva nada.

Os palpites para os jogos de sábado e domingo de manhã só serão aceitos até as 15 horas de sábado. Enquanto que os resultados de domingo à tarde podem ser mandados até domingo às 15 horas.

Mande seus palpites através do blog rbrito ou via www.twitter.com/rbrito1984

Confira os jogos do novo PALPITÃO rbrito:

Botafogo-RJ x Santos-SP

Atlético-GO x Grêmio-RS

Palmeiras-SP x Vitória-BA

Flamengo-RJ x São Paulo-SP

Atlético-MG x Vasco da Gama-RJ

Internacional-RS x Cruzeiro-MG

Corinthians-SP x Atlético-PR

Ceará-CE x Fluminense-RJ

Guarani-SP x Goiás-GO

Avaí-SC x Grêmio Prudente-SP

Votuporanguense x Tupã

Confira os palpites, chutes do blog rbrito:

Botafogo-RJ 1 x 3 Santos-SP

Atlético-GO 0 x 0 Grêmio-RS

Palmeiras-SP 2 x 0 Vitória-BA

Flamengo-RJ 3 x 1 São Paulo-SP

Atlético-MG 2 x 1 Vasco da Gama-RJ

Internacional-RS 1 x 1 Cruzeiro-MG

Corinthians-SP 1 x 0 Atlético-PR

Ceará-CE 2 x 2 Fluminense-RJ

Guarani-SP 0 x 2 Goiás-GO

Avaí-SC 1 x 1 Grêmio Prudente-SP

Votuporanguense 2 x 0 Tupã



 Escrito por rbrito às 15h58 [] [envie esta mensagem] []






Todo cuidado é pouco!

O São Paulo passou por maus bocados nesta terça-feira, mas conseguiu se classificar diante do Universitario-PER. Agora, nas quartas-de-final, o Tricolor espera pelo vencedor entre Nacional-URU e Cruzeiro. No primeiro duelo, a Raposa venceu, por 3 a 2. Mas os outros quatro brasileiros, incluindo o clube mineiro, devem ter ainda mais dificuldades para passar da fase de oitavas-de-final.

Pelo menos é esta a constatação feita pelo blog rbrito através das participações de Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e Internacional nas edições anteriores da competição sul-americana. Junta-se a isso o fato de que no duelo entre Timão e Mengão, um brazuca vai cair fora.

Deste quarteto que disputa a Edição 2010, o Cruzeiro é o clube que mais passou pela fase de oitavas-de-final. De 11 participações, a Raposa obteve êxito cinco vezes e ostenta um aproveitamento de 45,4%. Sem falar que o clube mineiro é Bicampeão (1976 e 1997) e duas vezes vice (1977 e 2009).

Empatados na segunda colocação estão Corinthians e Internacional. Os dois clubes já disputaram a Libertadores sete vezes e em três passaram das oitavas-de-final. Um aproveitamento de 42,8%. Mas o Colorado leva vantagem, afinal foi campeão em 2006. Já a melhor apresentação do Timão ocorreu em 2000, quando foi eliminado na semifinal pelo arquiinimigo Palmeiras.

A pior situação de todos estes quatro clubes é a do Flamengo. O Rubro-negro carioca, adversário do Corinthians, nesta quarta, disputa sua décima Libertadores. Campeão em 1981, o Mengão só conseguiu passar a barreira das oitavas em outras duas temporadas. O aproveitamento do Fla é vergonhoso, de apenas 33,3%.

Vamos fazer o blog rbrito juntos! Participem com opiniões, sugestões e críticas! Entre para a Seleção do www.twitter.com/rbrito1984. E não se esqueçam, ainda nesta quarta, o blog rbrito irá divulgar os jogos do PALPITÃO! 

Confira até onde foram os brasileiros na Libertadores:

CORINTHIANS

1977
Corinthians - Primeira fase

1991
Corinthians - Oitavas-de-final

1996
Corinthians - Quartas-de-final

1999
Corinthians - Quartas-de-final

2000
Corinthians - Semifinal

2003
Corinthians - Oitavas-de-final

2006
Corinthians - Oitavas-de-final

FLAMENGO

1981
Flamengo - CAMPEÃO

1982
Flamengo - Entrou e caiu na segunda fase

1983
Flamengo - Primeira fase

1984
Flamengo - Segunda fase

1991
Flamengo - Quartas-de-final

1993
Flamengo - Quartas-de-final

2002
Flamengo - Primeira fase

2007
Flamengo - Oitavas-de-final

2008
Flamengo - Oitavas-de-final

INTERNACIONAL

1976
Internacional - Primeira fase

1977
Internacional - Segunda fase

1980
Internacional - Vice-campeão

1989
Internacional - Semifinal

1993
Internacional - Primeira fase

2006
Internacional - CAMPEÃO

2007
Internacional - Primeira fase

CRUZEIRO

1967
Cruzeiro - Segunda fase

1975
Cruzeiro - Segunda fase

1976
Cruzeiro - CAMPEÃO

1977
Cruzeiro - Vice-campeão

1994
Cruzeiro - Segunda fase

1997
Cruzeiro - CAMPEÃO

1998
Cruzeiro - Oitavas-de-final

2001
Cruzeiro - Quartas-de-final

2004
Cruzeiro - Oitavas-de-final

2008
Cruzeiro - Oitavas-de-final

2009
Cruzeiro - Vice-campeão



 Escrito por rbrito às 11h02 [] [envie esta mensagem] []






Ôrra meu!

Palmeiras e Santos entram em campo, nesta quarta-feira, não só para defender as suas cores, mas também o Estado de São Paulo. Segundo o levantamento feito pelo blog rbrito, apenas em três edições da Copa do Brasil, no século XXI, as semifinais não contaram com, pelo menos, um clube paulista.

Em 2003, Flamengo, Sport, Goiás e o campeão Cruzeiro estiveram na semifinal da Copa BR. Três anos mais tarde foi a vez do Flamengo ser campeão. O clube da Gávea eliminou o Ipatinga na semi e depois bateu o rival Vasco, que havia derrotado o Fluminense. Por fim, em 2007, Fluminense e Brasiliense estiveram em uma semifinal, enquanto Figueirense e Botafogo se enfrentaram em outra. O Tricolor carioca foi campeão.

Mas nos outros 66,6% do atalho para a Libertadores, neste século XXI, os paulistas reinaram nas semifinais. Prova disso é que nos anos 2001 (Corinthians e Ponte Preta) e 2002 (Corinthians e São Paulo) tivemos dois representantes do Estado de São Paulo entre os quatro semifinalistas. E nas outras edições, um clube representou o maior Estado do Brasil. Sem falar que das nove edições do século XXI, quatro acabaram como campeões paulistas: 2002 e 2009 (Corinthians); 2004 (Santo André) e 2005 (Paulista).

Nesta quarta-feira, o Verdão joga por um empate e até uma derrota por diferença de um gol, desde que marque um tento na casa do Atlético-GO. Enquanto isso, o Santos precisa de uma vitória simples sobre o Atlético-MG, desde que não tome mais de um gol ou terá que fazer uma diferença de dois ou mais gols.

Gostou do post? Quer participar do blog rbrito com sugestões, opiniões e críticas? Não fique parado! Entre para a Seleção do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os semifinalistas da Copa do Brasil no século XXI:

2001 (Grêmio campeão)

SEMIFINAL
Corinthians x Ponte Preta
Grêmio x Coritiba

2002 (Corinthians campeão)

SEMIFINAL
Corinthians x São Paulo
Brasiliense x Atlético-MG

2003 (Cruzeiro campeão)

SEMIFINAL
Flamengo x Sport
Cruzeiro x Goiás

2004 (Santo André campeão)

SEMIFINAL
Santo André x XV de Campo Bom-RS
Flamengo x Vitória

2005 (Paulista campeão)

SEMIFINAL
Paulista x Cruzeiro
Fluminense x Ceará

2006 (Flamengo campeão)

SEMIFINAL
Vasco x Fluminense
Flamengo x Ipatinga

2007 (Fluminense campeão)

SEMIFINAL
Fluminense x Brasiliense
Figueirense x Botafogo

2008 (Sport campeão)

SEMIFINAL
Corinthians x Botafogo
Sport x Vasco

2009 (Corinthians campeão)

SEMIFINAL
Corinthians x Vasco
Internacional x Coritiba



 Escrito por rbrito às 18h57 [] [envie esta mensagem] []






Os esquecidos!

O blog rbrito avisou na semana passada e, agora, o torcedor-internauta Marcos Neves comprova o vexame de público que será a Segundona do Campeonato Paulista. Os números da rodada são pífios e mostram que a Federação Paulista de Futebol (FPF) esqueceu de seus 46 filiados que disputam a última divisão do Estado.

Com jogos em horários alternativos no sábado e domingo, ao todo foram 22 neste final de semana, a Segundona Paulista teve um total de 4.951 torcedores, sendo que a média ficou em apenas 225.

Ao todo 800 torcedores compareceram a vitória do centenário Velo Clube, por 2 a 1, sobre o Brasilis, em Rio Claro. Não, torcedor-internauta! Este não foi o pior público da primeira rodada e sim, o melhor. Isso mesmo! Mesmo assim, por incrível que pareça, a média do Velo é superior a do União São João, que liderou grande parte da Série A2 e quase conseguiu o acesso. O clube de Araras acabou a competição com a ridícula média de 786 torcedores.

No outro extremo da tabela temos o Jacareí que conseguiu desbancar o Araçatuba, da Série A3. Só 63 torcedores acompanharam a derrota do Jacareí, por 2 a 1, para o União Mogi. Agora o clube é o lanterna das quatro divisões do Estado de São Paulo. O Araçatuba é o penúltimo, com média de 75 fanáticos.

Os números foram tirados dos boletins financeiros do site oficial da FPF. Os clubes em azul são da Série A1. O pessoal da Série A2 está em verde. O amarelo representa a A3 e o cinza a Segundona.

Confira o ranking geral de público do futebol paulista:



 Escrito por rbrito às 13h26 [] [envie esta mensagem] []






Amantes da bola!

A seção Na Telinha entra em campo, nesta semana, com muitas novidades na TV. Desde que o blog rbrito iniciou este post de informações, esta será a primeira vez que o canal fechado SporTV irá transmitir um jogo ao vivo do Campeonato Francês. Enquanto isso, a ESPN Brasil inovou com a Copa da Itália. E para fechar temos as estréias da Série B e do Brasileirão.

Mesmo assim, o torcedor-internauta foi, mais uma vez, desrespeitado por suas emissoras. A Rede TV irá transmitir um jogo da Série B no sábado à tarde, mas a emissora não informa qual embate será este. A mesma situação acontece com o canal fechado Bandsports, que de novo está fora do blog rbrito.

Apesar de todos estes problemas, a seção do blog rbrito, Na Telinha deixa um cardápio bem saboroso para vocês, torcedores-internautas. Aproveitem e se preparem que no próximo sábado teremos a segunda edição do PALPITÃO. Limpem suas bolas de cristal.

E não deixem de participar do blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a programação futebolística desta semana:

TERÇA-FEIRA

ESPN Brasil - 17h
Valencia x Xerez (Campeonato Espanhol)

SporTV - 19h30
São Paulo x Universitario-PER (Libertadores)

SporTV - 21h50
Vélez Sarsfield-ARG x Chivas-MEX (Libertadores)

QUARTA-FEIRA

ESPN Brasil
Roma x Internazionale (Copa da Itália)

SporTV - 16h
Olympique de Marselha x Rennes (Campeonato Francês)

PFC, SporTV e ESPN Brasil - 19h30
Atlético-GO x Palmeiras (Copa do Brasil)

SporTV e Globo - 21h50
Corinthians x Flamengo (Libertadores)

SporTV 2 - 21h50
Grêmio x Fluminense (Copa do Brasil)

PFC e ESPN Brasil - 21h50
Santos x Atlético-MG (Copa do Brasil)

SEXTA-FEIRA

PFC - 21h
ASA-AL x Ponte Preta (Série B)

DOMINGO

ESPN Brasil - 12h
Manchester United x Stoke City (Campeonato Inglês)

Globo e Band - 16h
Flamengo x São Paulo (Brasileirão)

PFC - 18h30
Ceará x Fluminense (Brasileirão)



 Escrito por rbrito às 17h39 [] [envie esta mensagem] []






Eu voltei...

... agora para ficar, porque aqui, aqui é meu lugar! No último final de semana, a elite do Campeonato Paulista conheceu os quatro clubes que irão substituir os rebaixados Rio Branco, Sertãozinho, Rio Claro e Monte Azul. A festa na Série A2 foi do Linense (campeão), São Bernardo, Noroeste e Guaratinguetá. Destes, apenas o clube do ABC nunca esteve na elite.

Mesmo assim o acesso faz justiça ao Tigre e a seus fanáticos torcedores. O São Bernardo, com apenas cinco anos, lotou os estádios e mostrou como uma cidade deve fazer com o clube local. Em nenhum momento se temeu pelo não acesso do São Bernardo. Agora, o clube se junta aos rivais do ABC na elite – Santo André e São Caetano. Aliás, esta será a primeira vez que o ABC estará completo na primeira divisão.

Mais no blog rbrito:
ESPECIAL da boa fase dos clubes do ABC! Todos têm feito bonito!

Mas os outros três clubes também fizeram bonito. O Linense, mais uma vez, contou com seu matador. Fausto anotou 24 gols em 25 jogos. Ele é o artilheiro do Brasil e foi o grande responsável pelo acesso e pelo título do Elefante da Noroeste. Desde 1957 o Linense não disputava a elite.

Falando em Noroeste, o clube de Bauru deu uma enorme alegria a seu torcedor. Isso porque, o Norusca volta à elite no ano do seu centenário e com o vice-campeonato. Assim como o Corinthians, o Noroeste foi fundado em 1º de setembro de 1910. E nada melhor que comemorar 100 anos com uma grande conquista, após passar um ano na A2.

Por fim, o Guaratinguetá, rebaixado em 2009, venceu a disputa interna com o rival São José e volta com tudo a Série A1. Desde que foi rebaixado, o Tricolor voltou a se organizar. E isso pode ser visto no ano passado, quando o clube conquistou o inédito acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Ou seja, o Guará vai voltar a dar trabalho aos grandes.

De novo!
Por outro lado, o União São João confirmou sua fama de “pipoqueiro” e “amarelão”. O clube de Araras, fora da elite desde 2005, sempre se dá bem na primeira fase. Neste ano, foi líder em grande parte da competição, mas de novo morreu na praia. O mesmo pode ser falado para o São José e sua apaixonada torcida.

Os torcedores cumpriram com suas obrigações, lotaram os estádios e, de novo, foram obrigados a ver este papelão de jogadores e dirigentes, que já dura 11 anos. Até quando? Pelo menos o Pão de Açúcar não subiu. Já basta de clubes de empresários e sem torcida na elite. Está na hora dos times tradicionais se reerguerem. Foi muito bom ver este tal de PAEC se dar mal. Pena que o União Barbarense não subiu!

Agora vamos ficar na espera pelos quatro acessos da Série A3!



 Escrito por rbrito às 13h21 [] [envie esta mensagem] []






Teste 1, 2, 3...

No último sábado, o blog rbrito deu início ao PALPITÃO. Listamos dez jogos para descobrir como estão as bolas de cristal dos torcedores-internautas. Bom, o resultado não foi animador, mas pudemos ver que temos futuro nos chutes, nos palpites.

Mais no blog rbrito:
Confira os chutes no primeiro PALPITÃO do blog rbrito!

O blog rbrito marcou 50 pontos. Acertamos a vitória do Botafogo no Título do Interior e o triunfo do Avaí no Catarinense. E fomos perfeitos na final do Campeonato Mineiro. Cravamos 2 a 0 para o Atlético-MG sobre o Ipatinga. Dito e feito. Mesmo assim, o blog rbrito ficou atrás do torcedor-internauta Ricardo Almeida.

Ele começou devagar, mas nos últimos jogos se deu bem. Ricardo acertou o gol nas vitórias do Atlético-MG, Atlético-GO e Avaí. Sem falar que deu um chute perfeito no empate, por 1 a 1, entre São Raimundo e Penarol, no Campeonato Amazonense. O torcedor-internauta deixou o blog rbrito para trás e anotou 60 pontos.

Como funciona?
Em relação a pontuação tentei fazer o mais simples possível. Em um jogo que o Mandante vence o Visitante, por 1 a 0, ou vice-versa, quem colocar exatamente este resultado (1 a 0) ganhará 30 pontos. Quem errar o resultado, mas acertar o vencedor leva 10 pontos. Já quem errar tudo não leva nada.

Como falei em posts anteriores, primeiro vamos testar a fórmula do PALPITÃO, caso caia no gosto de vocês, torcedores-internautas, durante o Campeonato Brasileiro podemos pensar em premiações para o campeão. Chame o amigo, conte para o vizinho, faça uma disputa interna. Vamos ver quem está com a melhor bola de cristal do futebol.

No sábado que vem tem mais e com o Brasileirão em jogo. Participe pelo blog rbrito e através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os resultados oficiais dos jogos do PALPITÃO rbrito:

Botafogo 1 x 0 São Caetano (Título do Interior)

Santos 2 x 3 Santo André (Paulistão)

Grêmio 0 x 1 Internacional (Gauchão)

Atlético-MG 2 x 0 Ipatinga (Mineiro)

Santa Helena 1 x 3 Atlético-GO (Goiano)

São Raimundo 1 x 1 Penarol (Amazonense)

Vitória 1 x 2 Bahia (Baiano)

Brasiliense 2 x 2 Ceilândia (Candangão)

Avai 2 x 0 Joinville (Catarinense)

Palmeirinha 2 x 3 Guaçuano (Segundona Paulista)



 Escrito por rbrito às 23h34 [] [envie esta mensagem] []






Mau Humor FC 14!

Um dia após estrear a nova seção intitulada PALPITÃO (Veja aqui!), o blog rbrito fecha a cara para opinar sobre a desorganização no Corinthians em relação a venda de ingressos na Libertadores e a bagunçada Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Mais no blog rbrito:
Mandos e desmandos em um dos maiores clubes do Brasil!

É inadmissível um clube do tamanho do Corinthians fazer tanta lambança para vender ingressos. O clube lançou o projeto Fiel Torcedor para acabar com a falta de organização, filas nas bilheterias e colocar um fim nos bandidos chamados cambistas. Mas a situação continua ruim e até pior.

Os Fiéis Torcedores viraram Fiéis Sofredores, mais uma vez, na última quarta-feira. Estava marcado para as 14 horas o início da venda pela internet. Mas o sistema não funcionou e a diretoria, sequer, avisou seus torcedores. Após ser questionado pelo blog rbrito (Veja a matéria aqui!), o presidente Andrés Sanchez tomou uma atitude.

Mesmo assim aconteceram mais lambanças. Enquanto o site oficial do clube avisava que o novo início da venda de entradas seria às 16h30, o site do Fiel Torcedor falava que seria às 16 horas. Mas só por volta das 17 horas e com muito esforço, afinal o sistema estava uma porcaria (esta é a palavra), enfim, a Fiel começou a comprar os ingressos.

Em comunidades do orkut e pelo twitter sobraram xingamentos, reclamações e piadas sobre a bagunça corintiana. E olha que já havia acontecido a mesma coisa na primeira fase. O pior de tudo é nestas horas nenhum dirigente aparece para explicar ou contornar a situação. Engraçado que em momentos como títulos, apresentações de craques e por ai vai, todos querem estar na TV.

Ainda na várzea...
O blog rbrito deixa a bagunça chamada Corinthians e vai para o inferno, aqui sinônimo de Segunda Divisão Paulista, e tudo sob os olhares da Federação Paulista de Futebol (FPF). Nem a última divisão do Estado a entidade do Sr. Marco Polo Del Nero sabe organizar.

Prova disso é que mais uma vez na competição há grupos com sete e oito clubes, ou seja, sempre tem algum time que fica sem jogar na rodada. Uma bagunça! A competição é longa e não tem nenhum atrativo. Os clubes ganham uma migalha, sempre há problemas com jogadores irregulares, W.O., e muita várzea.

Na primeira fase, os 46 times jogarão em turno e returno dentro dos grupos em que estão divididos, onde os quatro primeiros colocados avançarão. O campeonato segue com outras tantas fases. Para quem achava que a média de público da Série A3 era ridícula, esperem pela Segundona. O blog rbrito irá acompanhar tudo de perto! E olha que estamos no país do futebol!

Participe do blog rbrito! Faça parte da Seleção de craques do twitter (www.twitter.com/rbrito1984)



 Escrito por rbrito às 11h22 [] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 





BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, Esportes, Livros, música
Outro -





 
 




TWITTER rbrito
Giro da Bola
Meu Time de Botão
É Pênalti
Futebol Interiorano
Vozeria
Only Esportes
TopBlog - VOTE AQUI
 
 

Dê uma nota para meu blog