Blog rbrito


Cadê a torcida?

O blog rbrito entra em campo neste sábado para alertar e convocar o torcedor a comparecer ao estádio. É verdade que quando nos lembramos dos ingressos caros, das filas e falta de organização, da falta de sanitários, dos abusivos preços de lanches e refrigerantes, pensamos duas vezes antes de sairmos de casa. Mas grande parte dos Estaduais está na reta final e, mais do que nunca, seu clube precisa de seu apoio.

Ainda mais esta lista que o blog rbrito irá passar nas próximas linhas. Estes clubes não conseguiram, sequer, ter uma média de público acima dos mil torcedores. É hora de vestir a camisa e ajudar sua paixão. Os números foram retirados dos borderôs da Federação Paulista de Futebol (FPF) e o blog rbrito, mais uma vez, contou com a ajuda do torcedor-internauta Marcos Neves.

A situação na elite do Campeonato Paulista não é tão desesperadora. Apenas o São Caetano, lanterna do ranking, ainda não atingiu a média dos mil torcedores. E o Azulão está bem abaixo do esperado, apenas 544. Como contraste, o líder Corinthians tem média de 18.770 torcedores. E o Paulistão, com 120 jogos, um total 586.618 torcedores, ostenta média de 4.888.

Alerta ligado!
Na Série A2 o sinal foi ligado. Mais da metade dos clubes, 11 ao todo, ainda não atingiram nossa marca satisfatória. O Osvaldo Cruz puxa a fila dos “sem-torcedores” com média de 769. Para se ter uma ideia, o líder da competição União São João ainda está invicto e praticamente classificado para a segunda fase, mas nem assim tem empolgado sua torcida em Araras. A média do clube é de apenas 628.

O Pão de Açúcar, outro clube que faz boa campanha, está bem pior. O PAEC carrega a lanterna, com média de 213 torcedores, 47 a menos que o Grêmio Osasco. Com 131 jogos, a Série A2 tem média de 1.346 e público total de 176.349.

Sinal vermelho!
Agora a situação é deprimente. A Série A3 clama por torcedores nos estádios. Nem a média da competição chega aos mil torcedores. Em 90 jogos tivemos um total de público de 66.023 e uma média de míseros 734 torcedores.

São 15 clubes abaixo da média satisfatória, sendo que o lanterna Atlético Araçatuba ostenta 65 torcedores. O Força, vice-lanterna, tem média de 126, contra 162 do Palmeiras B e 168 do Batatais. Até o líder Sport Barueri tem média modesta de 2.862.

Juntando todas as competições, nós temos 341 jogos com público total de 828.990 e média de 2.431 torcedores.

O que você achou da situação destes clubes? De quem é a culpa? Participe do blog e do www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 12h21 [] [envie esta mensagem] []






De tudo um pouco!

Na sexta-feira o blog rbrito costuma ter posts mais leves. É verdade que neste 5 de março começamos com um post factual e pesado (Veja a matéria aqui!), mas para fecharmos o dia, teremos os mascotes da Série A3 do Campeonato Paulista. Depois de um verdadeiro zoológico na elite, alguns mascotes macabros na A2, agora será a vez da diversidade da A3.

Mais no blog rbrito!
Zoológico “ataca” os mascotes no Paulistão!

Apenas um clube não tem mascote na Série A2!

Vamos começar com o tributo do XV de Piracicaba a seus torcedores. O Nhô Quim adotou o Caipira, popular entre os clubes do interior paulista. A Portuguesa Santista também utilizou um mascote para fazer jus as suas raízes. Trata-se da Cachopinha, a menininha portuguesa. Enquanto isso, o Força homenageou o trabalhador da Força Sindical.

O tradicional Juventus, da Mooca, ostenta o Moleque Travesso. O mascote surgiu após o clube grená surpreender o Corinthians. O Batatais, por sua vez, quis assustar os rivais e optou pelo Fantasma da Mogiana. Enquanto isso, o Taubaté levou na brincadeira um erro que fez o clube perder pontos por escalar jogador irregular e desfila com o Burro da Central. Já a Francana escolheu a Feiticeira após uma vitória. (Saiba a história aqui!)

Os recordistas na diversificada Série A3 são o Galo (Olímpia e XV de Jaú) e o Leão (Bandeirante e Comercial) com duas aparições cada. Por fim, o Sport Barueri, antigo Campinas, ainda não tem mascote. O blog rbrito entrou em contato com os dirigentes, mas os telefones estavam desligados. Quando residia em Campinas, o clube adotou a Águia.

Confira os mascotes da Série A3:

Atlético Araçatuba – Tigre

Bandeirante – Leão

Batatais – Fantasma

Comercial – Leão

Ferroviária – Locomotiva

Força – Trabalhador

Francana – Feiticeira

Itapirense - Coelho

Juventus – Moleque Travesso

Lemense – Onça

Olímpia – Galo

Palmeiras B - Periquito

Penapolense - Pantera

Portuguesa Santista – Cachopinha

Red Bull – Touro

São Carlos – Águia

Sport Barueri – Não tem!

Taubaté – Burro

XV de Jaú - Galo

XV de Piracicaba - Caipira

Participe! Opine! O blog rbrito quer saber sua opinião! Entre para a turma do www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 20h59 [] [envie esta mensagem] []






Que medo!

O Monte Azul, caçula do Campeonato Paulista, não deve seguir na elite na próxima temporada. O Azulão ainda não empolgou e amarga a vice-lanterna após seis derrotas, cinco empates e apenas uma vitória. Para piorar a situação, o clube anunciou a contratação do técnico Márcio Bittencourt, que não tem tido muita sorte nas últimas temporadas e costuma acumular rebaixamentos. Ele chega para substituir o ex-zagueiro de Portuguesa, Corinthians e Palmeiras César, que volta a sua função de diretor de futebol.

Depois da passagem brilhante pelo Corinthians, em 2005, quando obteve 14 vitórias, quatro empates e quatro derrotas (63,6% de aproveitamento), saindo com o clube na liderança do Campeonato Brasileiro, o treinador, hoje com 45 anos, entrou em declínio.

Na mesma temporada, o ex-volante, campeão Brasileiro pelo Timão em 1990, acertou sua ida ao Brasiliense. Mas após nove derrotas, três empates e três derrotas, o clube candango foi rebaixado para a Série B e ele demitido. Em 2006, o treinador assumiu o Fortaleza. O Tricolor conseguiu apenas duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Resultado: rebaixamento para a Série B.

Em 2007, Márcio Bittencourt viveu o céu e o inferno. No América-SP, ele acumulou quatro derrotas, dois empates, duas vitórias e novo rebaixamento, desta vez para a Série A2 do Paulistão. Mas no segundo semestre tudo deu certo. No Juventus, Bittencourt deixou o clube da Mooca na 13ª colocação do Paulistão e assegurou a classificação na Série C. Na Copa Paulista, o Moleque Travesso foi campeão. Até hoje esta é sua maior conquista como técnico.

Mas nem este sucesso repentino mudou a sina do treinador. É verdade que ele conquistou oito vitórias, cinco empates e seis derrotas pelo Noroeste em 2008, no Paulistão, mas no mesmo ano, outra degola. Pelo Ipatinga, Márcio acumulou cinco derrotas, dois empates e apenas três vitórias. O clube mineiro terminou na lanterna e foi rebaixado no Brasileirão.

Em 2009, a temporada começou boa, com um terceiro lugar no Pernambucano. Nesta época, o treinador estava no Santa Cruz. Mas, ele pulou para o rival Náutico e acumulou mais uma vexame. Cinco jogos, cinco derrotas e novo rebaixamento na Série A do Nacional. No mesmo ano, ele voltou para o Santa Cruz, mas, sequer, conseguiu classificar o Tricolor a segunda fase da Série D. O jogo decisivo aconteceu, em casa, com o estádio lotado, mas o Santa, que já havia perdido em sua estreia, apenas empatou.

Para terminar 2009, Márcio Bittencourt foi para a Ponte Preta. Na Macaca foram duas vitórias, dois empates e três derrotas. O clube paulista ficou no modesto 11º lugar, na Série B.

Agora, o treinador tem sete jogos para se livrar de novo vexame e fazer o Monte Azul escapar da degola. São três jogos em casa e quatro fora. Sem falar que o clube ainda enfrenta Santos, Santo André e Botafogo, ou seja, os três primeiros colocados.

E ai, torcedor-internauta, Márcio Bittencourt vai conseguir? Vocês lembram outro treinador com esta sina de rebaixamento? Participe do blog rbrito e pelo www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 13h31 [] [envie esta mensagem] []






Vovôs!

O Centenário do Corinthians monopolizou a temporada 2010. Lógico que o assunto merece repercussão, mas há outros clubes que também vão fazer 100 anos, um, inclusive, no mesmo dia que o Timão. O blog rbrito não perde tempo e, antes que seja tarde, mostra os clubes vovôs no mundo da bola em 2010.

Veja aqui:
O site Terra repercutiu a matéria do blog rbrito!

Como a história do alvinegro de Parque São Jorge todo mundo conhece, vamos deixá-lo para o final. Fundado no dia 1º de setembro de 1910, assim como o Corinthians, o Esporte Clube Noroeste, que hoje disputa a Série A2 do Campeonato Paulista, também está em festa.

E o Norusca, como é conhecido pelo torcedor, investiu no Centenário. O marketing do clube criou um distintivo em alusão aos 100 anos (foto), além de ter produzido kits com camisas comemorativas e outros objetos do clube que podem ser conferidos no site http://www.noroestebauru.com.br/.

Nestes cem anos de história, o clube de Bauru conquistou o título do interior no Campeonato Paulista em 1943 e 2006, além de ter sido Tricampeão da Série A2 (1953, 1970 e 1984), campeão da Série A3 (1995) e campeão da Copa Paulista (2005). Toninho Guerreiro, Jairzinho Furacão, Lorico e Baroninho foram alguns grandes nomes que passaram pelo Norusca.

Tradição verde e vermelha!
Ainda no Estado de São Paulo temos a Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense. Fundado em 28 de agosto de 1910, o clube de Rio Claro irá disputar, nesta temporada, a Segundona Paulista, que corresponde a quarta divisão do Estado. Seu grande triunfo foi o título do interior em 1925, além de ter sido vice nas Séries A2 e A3.

E pelo mundo?
Lá fora também tem alguns clubes que completam 100 anos e há rivais de clubes brasileiros na Libertadores. O Audax Club Sportivo Italiano, que já deu trabalho para o São Paulo, foi fundado no dia 30 de novembro de 1910. Tetracampeão Chileno, o clube carrega na palavra Audax o significado, em latim, de ousado.

Deixando o Chile, mas ainda na América do Sul, veremos o já centenário Club Atlético Vélez Sársfield. O clube argentino completou 100 anos no 1º de janeiro. E o Veléz não traz boas lembranças aos são-paulinos. Afinal, os hermanos foram campeões da Libertadores em cima do Tricolor paulista em 1994. Antes, o clube do goleiro-artilheiro Chilavert já havia passado por Palmeiras, Cruzeiro e até Boca Juniors-ARG. O Velez ainda é sete vezes campeão Argentino, e uma vez da Taça Intercontinental, Supercopa e Recopa.

E tem mais...
Na Europa, a festa será do Club Sport Marítimo. O clube português foi fundado no dia 20 de setembro de 1910. E tem brasileiro que irá festejar no Marítimo. O ex-gremista Cláudio Pitbull defende as cores do clube, que não faz uma boa campanha no Campeonato Português. Mas nas temporadas 25/26, o Marítimo festejou o título.

Outro time português prestes a comemorar o centenário é o Clube Desportivo Nacional. O clube, atualmente, luta por uma vaga na Liga dos Campeões. Fundado em 8 de dezembro, o Nacional é o único clube da Madeira a participar numa fase de grupos da Liga Europa.

E pelo visto os portugueses tiveram a mesma ideia em 1910. O Vitória Futebol Clube, conhecido como Vitória de Setúbal, foi fundado em 20 de novembro de 1910 e também está em festa, apesar de lutar contra o rebaixamento.  Três vezes campeão da Taça de Portugal, o alviverde já se deu bem na Taça da Liga.

Salve o Corinthians...
De todos estes clubes, o projeto mais ambicioso é do Corinthians. O clube de Parque São Jorge contratou Roberto Carlos, sendo que já tinha Ronaldo Fenômeno em seu elenco. A meta é conquistar o tão sonhado título da Libertadores. Investimento não falta. A diretoria conseguiu o maior patrocínio do Brasil, R$ 45 milhões. O marketing do Timão também tem funcionado, com direito a camisas comemorativas, produtos do centenário, navio e até ações na Formula Truck e Stock Car.

Outros vovôs!
Em 2010, outros clubes vão fazer 100 anos, como o Associazione Sportiva Varese, da Itália, fundado no dia 22 de março de 1910, e que disputa a quarta divisão. Na Romênia, a festa é do Chinezul SE Timişoara, fundado em 12 de outubro, e seis vezes campeão do nacional. Já o líder do Campeonato Argentino, Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba, completou 100 anos no dia 1º de janeiro.

Ainda em solo hermano, o Club Deportivo Libertad, sediado na cidade de Sunchales, na Província de Santa Fé, foi fundado em 25 de maio de 1910. Na Terceira Divisão de Portugal temos o Sporting Clube Farense, fundado em 1º de abril de 1910. Em 15 de maio do mesmo ano, na Alemanha, surgiu o FC St. Pauli. Atualmente o clube disputa a 2. Bundesliga. Até na Noruega teremos festa dos 100 anos. O Steinkjer Fotballklubb foi fundado em 29 de maio de 1910.

E ai, o blog rbrito esqueceu algum clube que completa 100 anos em 2010? Avise-nos para a lista ficar completa! Participe também do www.twitter.com/rbrito1984 com sugestões, críticas e opiniões!



 Escrito por rbrito às 22h22 [] [envie esta mensagem] []






Falta um!

O blog rbrito volta com o post sobre mascotes nesta quinta-feira. Depois de apresentar os “animais” da elite, vamos mostrar os mascotes da Série A2 do Campeonato Paulista. E mesmo sendo a porta de entrada para a primeira divisão, tem clube que, sequer, conta com um mascote.

Mais no blog rbrito:
Os mascotes da Série A1 do Paulistão! Veja os recordistas!

A ascensão do Grêmio Osasco, o famoso GEO, foi tão rápida que o clube ainda não conseguiu criar hino e mascote. O GEO foi fundado em 2007 e obteve dois acessos relâmpagos. Na internet circula o Soldado Romano feito por alguns torcedores. O mascote homenageia as cores do clube – vermelha e verde -, que, por sua vez, é um tributo a Antônio Agu, italiano e fundador da cidade de Osasco.

Na Série A2 temos alguns mascotes diabólicos, como o Diabo do América. Mas a Bruxa do Catanduvense não fica atrás, assim como o Corvo do Flamengo. Enquanto isso, a Bola do Pão de Açúcar é bem engraçada, parece mais um pirulito (foto). Este mascote lembra mais o quê? Mande sugestões!

Os recordistas na competição são o Tigre, do Marília, São Bernardo e Votoraty, e o Leão, do Osvaldo Cruz, Taquaritinga e União Barbarense. As aves vêm logo atrás, mas de diferentes espécies: Galo (Atlético Sorocaba), o Corvo, a Garça (Guaratinguetá), o Azulão (São Bento), a Águia (São José) e a Arara (União São João).

Confira os mascotes dos clubes da Série A2:

América – Diabo

Atlético Sorocaba – Galo

Catanduvense - Bruxa

Flamengo – Corvo

Grêmio Osasco – Soldado Romano (não é oficial)

Guarani – Índio

Guaratinguetá - Garça

Linense – Elefante

Marília – Tigre

Noroeste – Locomotiva

Osvaldo Cruz – Leão

Pão de Açúcar – Bola

Rio Preto - Jacaré

São Bento - Azulão (pássaro)

São Bernardo – Tigre

São José - Águia

Taquaritinga – Leão

União Barbarense – Leão

União São João – Arara

Votoraty – Tigre

Nos próximos dias, o blog rbrito irá mostrar os mascotes da Série A3, mas enquanto isso, você, caro torcedor-internauta, lembrou de algum mascote inusitado? Participe pelo blog rbrito ou pelo www.twiiter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 15h17 [] [envie esta mensagem] []






Hora de torcer!

Quatro anos se passaram! Quatro anos agüentando o mau humor de Dunga. Quatro anos de testes. Quatro anos de vitórias e títulos. Agora é tudo ou nada. A Copa do Mundo na África do Sul é daqui a 99 dias. Agora são os comandados de Dunga em busca do Hexa. Não teremos surpresas, o nosso esquadrão será aquele que todo mundo reclamou, aprendeu a gostar e que irá torcer.

Não quero e não vou discutir aqui se este ou aquele jogador não deveria estar na lista ou se este ou aquele jogador deveria disputar o Mundial. Um técnico nunca será unanimidade ainda mais entre os brasileiros. Foi assim com Carlos Aberto Parreira, Luiz Felipe Scolari e será assim com os próximos, após Dunga. Hoje é o ex-volante que está no comando e é ele que tem o direito de escolher quem bem entender.

Mais no blog rbrito:
O mesmo assunto, mas com cobertura totalmente diferente de dois grandes meios de comunicação!

Mas vou aproveitar este espaço para comentar os prováveis convocados. O goleiro, na minha opinião, não tem discussão. Júlio César fez por merecer. É um dos melhores goleiros do mundo e com certeza vai nos dar muitas alegrias.

Na lateral-direita ficaria com Daniel Alves ao invés de Maicon. O segundo tem qualidade, mas confunde garra e vontade com desatino e às vezes perde a cabeça ao peitar os adversários. Na zaga Juan, se estiver inteiro, não tem do que reclamar.

Enquanto isso, Lúcio nunca me agradou. Mas fez por merecer. É um zagueiro seguro e tem competência, só não pode bancar o craque e desembestar para o ataque. Temos jogadores de qualidades na frente e não precisamos de Lúcio para armar as jogadas e deixar um buraco no setor defensivo. 

Na lateral-esquerda temos aquela dúvida: quem Dunga irá levar? Acredito que Michel Alves e Gilberto estão garantidos porque são polivalentes e, numa urgência, jogam de meia. Nada a contestar.

O meio-campo é o grande problema. Não gosto do Gilberto Silva. (Quero deixar bem claro que minha análise não tem nada a ver com a pessoa, até mesmo porque não conheço nenhum deles). Gilberto Silva não é seguro atrás e não sabe armar na frente. Dunga poderia ter escolhido melhor.

Felipe Melo agradou. Chegou de mansinho e conquistou seu espaço. Mas não gosto do jeito valentão dele. É mais um que pode nos complicar, assim como Maicon. Mais a frebte: Ramires ou Elano? Ficaria com o Ramires dos tempos de Cruzeiro e o Elano dos tempos de Santos. Mas os dois mudaram e para pior. Quero ver a lista completa de Dunga para opinar nesta posição.

Kaká! Acredito que não preciso escrever nenhuma linha sobre o camisa 10. Esplêndido! Junto com Júlio César e Luis Fabiano são os craques da Seleção. Agora vamos ao ataque.

Robinho é o xodó de Dunga. Não sei o motivo para os dois se “amarem” tanto. Robinho adora fazer gols e graça em clubes e Seleções fracas, mas quando ele precisa ser “o cara”, desaparece em campo. A falta de personalidade dele foi vista quando ele forçou para sair do Santos, depois do Real Madrid-ESP e agora do Manchester City-ING. Só fico esperando quando ele vai arrumar uma desculpa para largar o Santos novamente. Será que ele fará isso com a Seleção? Nilmar é a solução!

Por fim, o Fabuloso! Bom, já dei a dica algumas linhas acima. Ele é fera! Honra a camisa 9. É só esperar para comemorar os gols. Nilmar ao seu lado iria render muito mais.

E o Dunga? Nem o título fará ele ser aceito pelos brasileiros. Ele escolheu isso ao dar patadas na imprensa e, indiretamente, em nós, brasileiros. Ele deveria saber que a pressão é grande em cima do comandante da melhor Seleção do Mundo.

Nem a conquista de títulos o acalmou. Tratou todos com indiferença e falta de respeito. Torço pela Seleção Brasileira, mas para ele, não. Agradeço pelo Tetra. Tinha 9 anos e vibrei como nunca. Foi uma das maiores emoções da minha vida. Mas ele conseguiu estragar estas lembranças, inclusive seus socos no ar após seu pênalti convertido na final contra a Itália, com seus destempero e arrogância.

Mas vamos deixar isso de lado. Agora é a Seleção Brasileira contra todos. Temos time e podemos levantar a taça. Só precisamos ser Brasil em campo e não apenas na camisa.

O blog rbrito quer saber sua opinião? Você gostou e acredita nos homens de Dunga? Opine! Participe do blog e via www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 00h45 [] [envie esta mensagem] []






Sem sentido!

Faltam 100 dias para Copa do Mundo na África do Sul! Este fato chamou a atenção de todos, nesta quarta-feira, não pelo curto tempo que a África tem para organizar e terminar suas obras, mas pela cobertura de dois meios de comunicação. Um realista e outro otimista além da conta, como de costume.

Eu costumo dizer que a Folha de S. Paulo é “mal humorada” no bom sentido. O jornal, um dos mais respeitados do Brasil, sempre tem um olhar crítico e mais próximo da realidade. Na edição desta quarta, a Folha abordou a festa esvaziada dos 100 dias para a Copa. De acordo com o jornal, a comemoração atraiu poucos torcedores e nem a distribuição de cachorro quente, lá é com lingüiça, animou a população.

Enquanto isso, a Rede Globo, que detém os direitos de transmissão do Mundial e também é muito respeitada, esqueceu as mazelas daquele país e fez a maior festa pela proximidade do evento. O Globo Esporte monopolizou o assunto. A emissora, inclusive, lançou uma campanha para motivar os brasileiros. A Globo pediu que todos empunhassem bandeiras alusivas a Copa e pediu até a opinião dos telespectadores sobre que nome dar a esta campanha.

Bom, eu gosto da realidade, seja boa ou ruim. Show, na minha opinião, só se for do Rammstein, Korn, Brujeria, Slipknot, O Rappa, Nação Zumbi...

E você, caro torcedor-internauta, qual a sua opinião? O blog rbrito quer saber o que você prefere! Participe, opine no blog e pelo www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 19h03 [] [envie esta mensagem] []






Alerta!

Quando resolvi criar este blog, minha ideia era sempre apresentar posts diferentes e até inusitados. Acho que estou no caminho certo, mas nem por isso vou me acomodar. Há posts, como o ranking de público, que agradam vocês, torcedores-internautas. Mas para não cair na mesmice, tento sempre dar uma outra visão, como nesta quarta-feira.

A ideia do blog rbrito era comparar a média da última rodada do Paulistão com os principais Estaduais do Brasil, ou seja, aqueles que contam com, pelo menos, dois clubes na elite do Campeonato Brasileiro. O Rio Grande do Sul ficou de fora porque no último final de semana aconteceu a final do primeiro turno.

Minas Gerais também não está no levantamento porque a Federação Mineira de Futebol (FMF), assim como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não cumpriu o Estatuto do Torcedor e deixou de divulgar o borderô da última rodada. Assim ficamos com os Estaduais do Rio de Janeiro e Goiás.

Além desta comparação, teremos o quadro com todas as médias das Séries A1, A2 e A3 do Paulista e a média geral no final do quadro. Mais uma vez o blog rbrito contou com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, de Campinas.

Quem diria!
De acordo com os números das Federações, o Estado de Goiás deu de goleada nos clubes do Eixo Rio-São Paulo. Os goianos mostraram que gostam de futebol e levaram, nesta última rodada, 34.014 torcedores aos estádios. Só no jogo do Itumbiara tivemos mais de 24 mil. Assim, a média ficou em 6.802 torcedores.

A medalha de prata ficou com os paulistas. Nos dez jogos deste final de semana tivemos um total de 27.516 torcedores e uma média de 2.751. O Rio de Janeiro ficou em último em nosso levantamento. Foram apenas 14.910 torcedores e uma média modesta de 1.863.

Confira o público e a média da última rodada destes três Estaduais:

PAULISTÃO

Santos - 9.029
São Paulo - 4.362
Botafogo - 2.582
Grêmio Prudente - 1.888
Mirassol - 882
Santo André - 2.228
Rio Branco - 217
Sertãozinho - 728
Rio Claro - 5.307
Mogi Mirim - 293

TOTAL: 27.516
MÉDIA: 2.751

CARIOCA

Resende - 395
Americano - 3.496
Macaé - 1.489
Madureira - 629
Olaria - 393
Duque de Caxias - 560
Vasco - 1.967
Fluminense - 5.981

TOTAL: 14.910
MÉDIA: 1.863

GOIANO

Canedense - 1.653
Goiás - 2.581
Itumbiara - 24.840
Morrinhos - 2.313
Santa Helena - 2.627

TOTAL: 34.014
MÉDIA: 6.802


Confira a média de público das Séries A1, A2 e A3 do Paulistão:



E ai, o que achou? Mande sua opinião! Participe do blog e do www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 13h24 [] [envie esta mensagem] []






Dando um tempo...

O blog rbrito volta a andar pelo interior paulista para contar mais um “causo” a você, caro torcedor-internauta. Este post era para ter sido colocado na sexta-feira, mas como foi corrido naquele dia, deixei para esta terça.

Desta vez vamos contar o “causo” da Sociedade Esportiva Itapirense com a ajuda do jornalista Humberto Butti (http://humbertobutti.blogspot.com). A Vermelhinha, como é conhecida por seus torcedores, disputa a Série A3 do Campeonato Paulista, mas teve uma época em que o clube precisou deixar o futebol.

Mais no blog rbrito:
Causo em Franca: clube mudou mascote por causa de uma vitória!

Fundada em 24 de março de 1947, a Itapirense disputou e conquistou o acesso da Quarta Divisão de Profissionais em 1969. Mesmo com o sucesso e a festa na cidade, os dirigentes não conseguiram manter o clube na ativa. Assim a Itapirense foi obrigada a desistir de competir no ano seguinte. Os motivos alegados foram a falta de apoio, dinheiro e direção.

Lá se foram 37 anos até a Vermelhinha conseguir se estruturar e voltar aos gramados. Em 2005, o prefeito de Itapira, Toninho Bellini, revitalizou o clube e o futebol profissional da cidade, reunindo um grupo de patrocinadores e acertando uma parceria com o empresário Luís Marcos de Paula. Assim a Itapirense entrou em campo de novo.

Atualmente, a prefeitura não injeta dinheiro público no clube, mas o prefeito Antonio Hélio Nicolai (PV) consegue, com os patrocinadores, dois terços da verba para tocar o clube. O restante sai do bolso do presidente Luís Marcos de Paula. O Estádio Chico Vieira, em Itapira, passou para o clube em um comodato de 25 anos, mas a administração municipal é que cuida, sendo que o mesmo vem ganhando melhorias como novos lances de arquibancadas e o centro de imprensa inaugurado em 2008.

Em 2007, a Itapirense conseguiu o acesso na Segundona Paulista e até hoje disputa a Série A3. O clube está na 14ª colocação, com apenas nove pontos, três a menos que o G8.

E você, caro torcedor-internauta, tem algum “causo” do seu clube ou Estado? Mande para o blog rbrito! Participe também via www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 22h09 [] [envie esta mensagem] []






Quase parando...

O blog rbrito iria fazer deste post uma luz no fim do túnel chamado Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas a entidade ainda mostra total desrespeito por você, caro torcedor-internauta. Alertado por Marcos Neves, nosso torecdor-internauta que ajuda com o ranking dos públicos, dei uma verificada nos borderôs da Copa do Brasil.

Mas o que vemos é apenas uma ilusão, Marcos. Na última segunda-feira, avisei que a entidade máxima do futebol brasileiro havia descumprido o Art. 5 do Capítulo II no Estatuto do Torcedor ao não divulgar os borderôs dos jogos da Copa BR.

Mais no blog rbrito:
Veja o ranking de público da Copa do Brasil e o que diz o Estatuto do Torcedor!

Nesta terça-feira, a CBF colocou três dos setes borderôs que faltavam. Mas destes três, apenas um é possível ser verificado por todos - Chapecoense-SC 3 x 0 Brasiliense com 4.642 torcedores. Nos outros dois, ASA-AL 0 x 0 Nacional-AM e Ypiranga-RS 0 x 3 Avaí, o arquivo, simplesmente, não abre.

Enquanto isso, os Flamengo-PI 0 x 1 Palmeiras, Picos-PI 0 x 5 Ceará, Ituiutaba-MG 2 x 3 Goiás e Uberaba-MG 1 x 0 Londrina-PR seguem sem os borderôs, apenas com as súmulas. Um desrespeito por completo ao Estatuto do Torcedor.

Bom, poderíamos comemorar uma vitória, mas só nos resta lamentar nesta terça-feira. Vou deixar o link dos borderôs, caso alguém tenha mais sorte e consiga abrir os arquivos ou perceba que a CBF, enfim, cumpriu com suas obrigações. (Clique aqui e veja os borderôs!)

Você se sentiu lesado pela CBF, torcedor-internauta? Participe do blog! Mande sua opinião também via www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 16h15 [] [envie esta mensagem] []






Eu mando!

Pontos corridos... mata-mata... tanto faz! Vencer em casa sempre é uma obrigação para os clubes que almejam o título no final do campeonato. Mas será que os clubes do Campeonato Brasileiro têm feito o dever de casa em 2010? O blog rbrito resolveu responder esta questão para você, torcedor-internauta, e nesta terça-feira mostra quando aconteceu a última derrota, como mandante, dos 20 clubes da Série A.

O blog rbrito levou em consideração os jogos como mandante, uma vez que muitos clubes aproveitam os Estaduais para levarem seus jogos para outras arenas. Neste levantamento temos algumas surpresas e clubes que são uma decepção.

Mas primeiro vamos ao lado positivo. O Grêmio é o grande vencedor. O Tricolor gaúcho está há um ano e 22 dias sem derrotas em casa ou 39 jogos. Desde o tropeço no Gre-Nal contra o Internacional (2 a 1) pelo Gauchão 2009, no dia 8 de fevereiro, o Grêmio não sabe o que é ser derrotado como mandante. De lá para cá foram inacreditáveis 28 vitórias e 11 empates.

Outro clube que faz bonito é o Avaí. O Leão está invicto como mandante há 12 jogos. A última tristeza em casa aconteceu no Brasileirão 2009, no dia 6 de setembro, quando perdeu para o Internacional, por 2 a 0. Vitória, com sete jogos, Corinthians e Santos, com seis, estão logo atrás.

Que feio!
Enquanto isso, Atlético-MG e Guarani passam vergonha diante de seus torcedores. Os dois clubes tropeçaram na última vez que jogaram em casa. A situação do Bugre é um pouco pior, uma vez que é o único clube que não disputa a elite do Estadual. Ceará, Flamengo, Grêmio Prudente (antigo Barueri) e Internacional também têm dado mancada e somam apenas um jogo de invencibilidade.

Confira a invencibilidade, em casa, dos clubes do Brasileirão:

ATLÉTICO-GO (5 jogos)

2010
Goiano
Atlético 2x2 Itumbiara
Atlético 2x1 Goiás
Atlético 5x0 Morrinhos
Atlético 2x2 Trindade
Atlético 4x2 Santa Helena

Derrota (27/11/2009)
Série B
Atlético-GO 0x3 Bahia

ATLÉTICO-MG (0 jogo)

Derrota (20/02/2010)
Mineiro
Atlético 1x3 Cruzeiro

ATLÉTICO-PR (5 jogos)

2010
Paranaense
Atlético 8x0 Serrano
Atlético 2x0 Corinthians
Atlético 4x1 Cianorte
Atlético 3x0 Engenheiro Beltrão

Copa do Brasil
Atlético 4x0 Vilhena-RO

Derrota (20/01/2010)
Paranaense
Atlético 1x2 Operário

AVAÍ (12 jogos)

2010
Catarinense
Avaí 1x0 Chapecoense
Avaí 4x2 CFZ Imbituba
Avaí 5x1 Joinville
Avaí 1x0 Metropolitano
Avaí 2x0 Atlético Ibirama

2009
Brasileirão
Avaí 2x2 Santos
Avaí 3x1 Corinthians
Avaí 2x0 Atlético-PR
Avaí 2x2 Sport
Avaí 2x1 Goiás
Avaí 2x2 Cruzeiro
Avaí 4x0 Barueri

Derrota (06/09/2009)
Brasileirão
Avaí 0x2 Internacional

BOTAFOGO (2 jogos)

2010
Carioca
Botafogo 2x1 América
Botafogo 5x2 Resende

Derrota (24/01/2010)
Carioca
Botafogo 0x6 Vasco

CEARÁ (1 jogo)

2010
Cearense
Ceará 1x0 Itapipoca

Derrota (17/02/2010)
Cearense
Ceará 1x2 Guarany-S

CORINTHIANS (6 jogos)

2010
Paulistão
Corinthians 2x1 Bragantino
Corinthians 1x1 Mirassol
Corinthians 1x0 Palmeiras
Corinthians 4x0 Sertãozinho
Corinthians 0x0 Rio Branco

Libertadores
Corinthians 2x1 Racing-URU

Derrota (29/11/2009)
Brasileirão
Corinthians 0x2 Flamengo

CRUZEIRO (5 jogos)

2010
Mineiro
Cruzeiro 6x0 Uberlândia
Cruzeiro 4x2 Villa Nova

Libertadores
Cruzeiro 4x1 Colo Colo-CHI

2009
Brasileirão
Cruzeiro 4x1 Coritiba
Cruzeiro 1x1 Grêmio

Derrota (01/11/2009)
Brasileirão
Cruzeiro 2x3 Fluminense

FLAMENGO (1 jogo)

2010
Libertadores
Flamengo 2x0 Universidad Católica-CHI

Derrota (17/02/2010)
Carioca
Flamengo 1x2 Botafogo

FLUMINENSE (2 jogos)

2010
Carioca
Fluminense 3x0 Boavista
Fluminense 5x1 Friburguense

Derrota (31/01/2010)
Carioca
Fluminense 3x5 Flamengo

GOIÁS (5 jogos)

2010
Goiano
Goiás 1x1 Trindade
Goiás 2x0 Vila Nova
Goiás 2x0 Santa Helena
Goiás 3x1 Canedense
Goiás 2x1 Atlético

Derrota (20/01/2010)
Goiano
Goiás 2x5 Anapolina

GRÊMIO (39 jogos)

2010
Gaúcho
Grêmio 3x2 Caxias
Grêmio 1x1 Veranópolis
Grêmio 1x1 São Luiz
Grêmio 2x1 São José
Grêmio 4x2 Veranópolis
Grêmio 4x1 Internacional-SM
Grêmio 1x0 Novo Hamburgo

2009
Brasileirão
Grêmio 4x2 Barueri
Grêmio 2x0 Palmeiras
Grêmio 1x1 São Paulo
Grêmio 3x1 Avaí
Grêmio 2x0 Coritiba
Grêmio 3x3 Sport
Grêmio 5x1 Fluminense
Grêmio 1x1 Vitória
Grêmio 4x1 Atlético-MG
Grêmio 4x1 Flamengo
Grêmio 4x1 Cruzeiro
Grêmio 3x2 Santo André
Grêmio 2x1 Internacional
Grêmio 3x0 Corinthians
Grêmio 4x1 Atlético-PR
Grêmio 2x2 Goiás
Grêmio 3x0 Náutico
Grêmio 2x0 Botafogo
Grêmio 1x1 Santos

Libertadores
Grêmio 2x2 Cruzeiro
Grêmio 0x0 Caracas-VEN
Grêmio 2x0 Universidad San Martín-PER
Grêmio 3x0 Boyacá Chicó-COL
Grêmio 3x0 Aurora-BOL
Grêmio 0x0 Universidad de Chile

Gaúcho
Grêmio 2x0 São Luiz
Grêmio 6x1 São José
Grêmio 1x1 Ypiranga
Grêmio 1x0 Veranópolis
Grêmio 2x0 Juventude
Grêmio 3x0 Brasil
Grêmio 2x0 Juventude

Derrota (08/02/2009)
Gaúcho
Grêmio 1x2 Internacional
 
GRÊMIO PRUDENTE (1 jogo)

2010
Paulistão
Barueri 3x1 Ponte Preta

Derrota (21/02/2010)
Paulistão
Barueri 1x3 Santo André

GUARANI (0 jogo)

Derrota (28/02/2010)
Série A2 Paulista
Guarani 0x2 União São João

INTERNACIONAL (1 jogo)

2010
Libertadores
Internacional 2x1 Emelec-EQU

Derrota (21/02/2010)
Gaúcho
Internacional 1x2 Novo Hamburgo

PALMEIRAS (2 jogos)

2010
Paulistão
Palmeiras 2x0 São Paulo

Copa do Brasil
Palmeiras 4 x 0 Flamengo-PI

Derrota (17/02/2010)
Paulistão
Palmeiras 1x4 São Caetano

SANTOS (6 jogos)

2010
Paulistão
Santos 1x1 Ponte Preta
Santos 5x0 Barueri
Santos 2x0 Oeste
Santos 2x1 Rio Claro
Santos 6x3 Bragantino
Santos 2x1 Corinthians

Derrota (06/12/2009)
Brasileirão
Santos 1x2 Cruzeiro

SÃO PAULO (3 jogos)

2010
Paulistão
São Paulo 3x1 Barueri
São Paulo 5x1 Monte Azul

Libertadores
São Paulo 2 x 0 Monterrey-MEX

Derrota (07/02/2010)
Paulistão
São Paulo 1x2 Santos

VASCO (2 jogos)

2010
Carioca
Vasco 2x1 Volta Redonda

Copa do Brasil
Vasco 0x0 Sousa-PB

Derrota (21/02/2010)
Carioca
Vasco 0x2 Botafogo

VITÓRIA (7 jogos)

2010
Baiano
Vitória 2x1 Camaçari
Vitória 2x0 Bahia
Vitória 1x0 Feirense
Vitória 3x1 Fluminense
Vitória 4x0 Ipitanga

2009
Brasileirão
Vitória 2x2 Goiás
Vitória 2x1 Barueri

Derrota (07/11/2009)
Brasileirão
Vitória 0x1 Avaí

E ai, tem outras ideias boas para o o blog rbrito postar? Participe! Faça parte do www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 01h54 [] [envie esta mensagem] []






Vale tudo?!

Paulo Henrique Ganso! Fiquei fã deste menino não por suas jogadas e sim, por uma simples declaração. Certa vez, perguntado se gostaria de ir para o Manchester City-ING em negócio envolvendo a volta de Robinho, ele foi claro e direto: “NÃO. Prefiro ir para um time grande”. Neymar estava na mesma entrevista e não foi contundente, saiu pela tangente.

São jogadores deste tipo que precisamos ver nos gramados brasileiros. Ele fugiu do discurso padrão e não foi omisso como Neymar. Mostrou que tem personalidade. Mas infelizmente, parte desta admiração que adquiri por ele, foi bueiro abaixo no último domingo. O motivo? Uma nova declaração, desta vez após a vitória do Santos, por 2 a 1, sobre o Corinthians, pelo Campeonato Paulista.

"A entrada no Ronaldo foi para dar uma acordada nele. Para dizer 'você não está no Pacaembu, está na Vila Belmiro'. Foi de propósito", revelou PH Ganso ao jornalista Guilherme Yoshida, do Jornal Agora São Paulo.

Lamentável! Um garoto promissor, com um belo futuro pela frente se juntar aos brucutus da bola... Ridículo! E para tristeza de todos, esta não foi a primeira vez que os Meninos da Vila, espetaculares em campo, pisam na bola fora das quatro linhas. Para não correrem o risco de ficarem de fora do clássico, alguns garotos executaram um trabalho sujo orquestrado pelo técnico Dorival Junior. (Veja aqui a sujeira!)

Cada vez mais os jogadores brasileiros são manipulados por agentes, técnicos e dirigentes. É triste! Mas é verdade! Os jogadores de hoje não lembram nem um pouco da genialidade de antigamente. Não falo apenas em campo, mas sim, no pensamento, nas atitudes. Paulo Henrique Ganso e Neymar são grandes jogadores, isso ninguém discute, mas a dupla precisa de conselhos, educação e um pouco de responsabilidade, fora dos gramados.

E você, torcedor-internauta, acha normal um jogador da categoria de PH Ganso afirmar com todas as letras que bateu sim, no Ronaldo? E se fosse o contrário, será que PH iria gostar? Participe do blog rbrito e pelo www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 16h34 [] [envie esta mensagem] []






Mancada!

Mais uma vez o blog rbrito é obrigado a lembrar que o Brasil será sede de uma Copa do Mundo em 2014. O blog rbrito faz esta advertência após outra mancada da Confederação Brasileira de Futebol (FPF), órgão máximo do futebol verde e amarelo.

A entidade infringiu o Capítulo II do Estatuto do Torcedor. De acordo com o capítulo intitulado ‘Da transparência na organização’ temos “Art. 5o São asseguradas ao torcedor a publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto, bem como pelas ligas de que trata o art. 20 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998.

Parágrafo único. As entidades de que trata o caput farão publicar na internet, em sítio dedicado exclusivamente à competição, bem como afixar ostensivamente em local visível, em caracteres facilmente legíveis, do lado externo de todas as entradas do local onde se realiza o evento esportivo:

I - a íntegra do regulamento da competição;
II - as tabelas da competição, contendo as partidas que serão realizadas, com especificação de sua data, local e horário;
III - o nome e as formas de contato do Ouvidor da Competição de que trata o art. 6o;
IV - os borderôs completos das partidas;
V - a escalação dos árbitros imediatamente após sua definição; e
VI – a relação dos nomes dos torcedores impedidos de comparecer ao local do evento desportivo
”.

A CBF desobedeceu o número IV do artigo 5 ao não divulgar os borderôs da Copa do Brasil. O blog rbrito, com a ajuda do torcedor-internauta Marcos Neves, mostra nesta segunda-feira os públicos da competição, mas por conta desta mancada da entidade não irá apresentar os números do Ypiranga-RS, Picos-PI, Chapecoense-SC e ASA-AL. Sem falar que os públicos de Flamengo-PI, Uberaba-MG e Ituiutaba-MG também não foram confirmados pela CBF. O blog rbrito conseguiu os números destes últimos clubes através de sites especializados.

Às vésperas de um Mundial, o Brasil ainda engatinha no futebol, quando o assunto é organização. São nos pequenos detalhes que vemos os grandes resultados. A CBF tem a obrigação de cobrar as Federações, mas pelo visto não tem moral para realizá-las. Lamentável!

Vamos aos números:

Participe do blog rbrito: mande outras mancadas da CBF e Federações pelo Brasil! Vamos nos organizar já que a CBF não consegue. Faça parte do www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 12h35 [] [envie esta mensagem] []






É só clicar!

Faaaaala torcedores-internautas,

Eu, Rodolfo Brito, fui entrevistado por Ricardo Drago, autor do blog “Meu Time de Botão”. Pude falar de futebol, jogadores e clubes históricos, livros, do próprio blog rbrito, do meu livro (Basílio: o anjo sob a sombra Do Gol), de futebol de botão, além de dar alguns pitacos na Copa do Brasil, Copa do Mundo e Libertadores. (Veja a entrevista aqui!)

Não só pela minha entrevista, mas acho que vocês, caros torcedores-internautas, deveriam dar uma passada pelo http://meutimedebotao.blogspot.com. O blog tem diversas entrevistas, muitas interessantes, algumas de mulheres apaixonadas pela bola, sem falar em links de outros blogs sobre futebol.

Enfim, vale a pena conferir o blog de Ricardo Drago. Abraços e até o próximo post, srs e srtas!



 Escrito por rbrito às 20h15 [] [envie esta mensagem] []






Mau Humor FC 5!

Uu pouco mais tarde neste domingo, o Mau Humor FC 5 chega para deixar o Palmeiras com os pés no chão, para criticar a falta de organização do Corinthians e lamentar o vandalismo de alguns torcedores do Treze, na Paraíba. Sim, a grande imprensa pode não ter notado, mas há outros clubes fora do Eixo Rio-São Paulo que enfrentam os mesmos problemas dos chamados grandes.

Mais no blog rbrito:
Mau Humor FC 4 já alertava os problemas do Verdão e mais...

Calma, torcedor palmeirense! Sei que a situação estava complicada e nada deu certo com Muricy Ramalho, mas ainda é cedo para comemorar o sucesso de Antônio Carlos. É verdade que o treinador estreou com uma bela e surpreendente vitória no clássico sobre o São Paulo (2 a 0), mas a goleada sobre a “baba” do Flamengo-PI (4 a 0) não foi mais que obrigação.

O Verdão ainda enfrenta problemas de elenco. Mesmo com as últimas contratações, o clube tem um time limitado. Robert vem fazendo gols, mas ele próprio, quando Vágner Love deixou o Palmeiras, afirmou que não era homem-gol e jogador decisivo. Na oportunidade, ele afirmou que gostava de ser o atacante do segundo tempo.

E também temos que admitir que Antônio Carlos ainda não fez grandes mudanças. A maior novidade foi a saída do desgastado Muricy Ramalho. Antônio Carlos foi o oxigênio para os jogadores, mas uma hora pode faltar e ai sim, vamos querer ver do que é capaz o jovem treinador. Por enquanto, calma! Muita calma, palmeirense!

Triste rotina!
O Corinthians evoluiu, mas mesmo assim não deixou alguns hábitos de clubes desorganizados. Na estreia da Libertadores, com direito ao cansativo show pirotécnico, os torcedores voltaram a reclamar dos velhos problemas de ingressos. E desta vez é grave, já que os lesados fazem parte do Fiel Torcedor - programa corintiano para sócio-torcedor. A diretoria negou que houve ingressos duplicados, mas confirmou falha na emissão das entradas.

Outra situação mais grave foi o fato da maior torcida organizada do clube vender, na quarta-feira à tarde, poucas horas antes da vitória, por 2 a 1, sobre o Racing-URU, ingressos para a arquibancada amarela. Mas o clube não anunciou, ainda no ano passado, que os ingressos para arquibancada já estavam esgotados? Esta venda não pode ser considerada coisa de cambista? Uma torcida organizada pode vender ingressos em nome do clube? O Fiel Torcedor, do plano mais barato, desembolsou R$ 30 pelos ingressos de arquibancada e tobogã. Os Gaviões venderam por R$ 50.

Pois bem, por meio do site oficial da torcida e até pela página do Orkut, os Gaviões ofereceram ingressos para a arquibancada amarela a R$ 50,00. O blog rbrito entrou em contato com a assessoria do Corinthians, mas como o blog não faz parte da grande imprensa, não obteve resposta. Lamentável!

E a Copa?
O Brasil irá sediar a Copa do Mundo em 2014, mesmo assim, o país enfrenta os velhos problemas. Na última sexta-feira, um grupo de torcedores do Treze, da Paraíba, atacou os jogadores com ovos e rojões. O motivo? A eliminação na Copa do Brasil para o Votoraty-SP.

Mas desta vez, os jogadores resolveram reagir e correram atrás dos vândalos. Dois foram pegos e levados a delegacia. Além dos selvagens, os jogadores e um dirigente prestaram depoimento. Uma vergonha!

O blog rbrito quer saber a sua opinião, torcedor-internauta! Opine sobre estes e outros assuntos! Faça parte também do www.twitter.com/rbrito1984



 Escrito por rbrito às 15h28 [] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 





BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, Esportes, Livros, música
Outro -





 
 




TWITTER rbrito
Giro da Bola
Meu Time de Botão
É Pênalti
Futebol Interiorano
Vozeria
Only Esportes
TopBlog - VOTE AQUI
 
 

Dê uma nota para meu blog